IFRO PASSADO A LIMPO: RESUMO DO PLANO DE GESTÃO
RESUMO DOS
OBJETIVOS E METAS
1. Passar o IFRO a limpo, também pondo fim à
tendência autocrática em curso e a interesses pessoais e/ou político-partidários,
devolvendo-o à sociedade rondoniense totalmente público e de qualidade, como
tem que ser;
2. Acabar com o coleguismo leniente (“tudo para
os amigos, nada para os inimigos”), aproveitando conhecimentos, experiências e
competências trazidas pelos servidores ao Instituto, mediante o concurso
público ou a contratação, no caso de professores substitutos, na hora do
preenchimento de cargos ou funções gratificadas;
3. Eleger o Ouvidor do IFRO, para que tenha um
trabalho mais isento, particularmente em relação ao Reitor, já que hoje é este
quem o escolhe, preferencialmente, dentre os servidores ocupantes de cargo
efetivo do Instituto;
4. Promover a revisão das resoluções e demais
normas concernentes aos cursos ofertados pelo IFRO, especialmente daqueles que
necessitam de intervenção para melhorar os índices de permanência e êxito,
visando reestabelecer cargas horárias de disciplinas específicas,
indispensáveis à boa formação dos atuais e dos futuros alunos do Instituto;
5. Estender aos estudantes dos cursos de nível
médio do IFRO, a verticalização que hoje possibilita ao docente uma atuação nos
diferentes níveis e modalidades abarcados pela instituição, para corrigir a
distorção existente hoje que prejudica o ingresso dos mesmos aos cursos
superiores ofertados pela instituição;
6. Estabelecer diretrizes prioritárias para a
pesquisa e inovação, estimular a cooperação entre servidores mais experientes e
menos experientes, por grupo de pesquisa, para formar uma rede capilar que
amplie a execução de projetos de iniciação científica e TCC, de modo a aumentar
a produção científica do Instituto;
7. Fazer com que a Pró-Reitoria de Extensão
efetivamente promova e apoie o desenvolvimento de ações de integração entre o Instituto,
empresas e comunidade, especialmente nas áreas de acompanhamento ao egresso e
estágio, focando nos resultados, para incentivar o que deu certo e corrigir o
que deu errado;
8. Democratizar o acesso a bolsas em projetos
de pesquisa e inovação, extensão e ensino, fazendo com que as respectivas
Pró-Reitorias se organizem e lancem editais específicos para este fim, para
possibilitar a seleção de bolsistas por meio de ampla concorrência;
9. Tornar o NAPNE e o Setor Pedagógico
responsáveis por emitir relatório individual para cada discente atendido e por identificar
barreiras externas ao desenvolvimento do processo escolar na sala de aula;
10. Trocar todos os pró-reitores e cargos equivalentes
na Reitoria da atual gestão. Nenhum conselho vai tirar prerrogativas legais do
Reitor, seja ele Pro Tempore ou não, comigo à frente do IFRO. Nenhum!
Uma caneta nomeou, a outra, em meu poder, vai exonerar. O interesse público
prevalecerá!
DR. RENATO FERNANDO
MENEGAZZO
Candidato a Reitor Pro
Tempore