IFRO PASSADO A LIMPO: RESUMO DO PLANO DE GESTÃO

 

RESUMO DOS OBJETIVOS E METAS

1.    Passar o IFRO a limpo, também pondo fim à tendência autocrática em curso e a interesses pessoais e/ou político-partidários, devolvendo-o à sociedade rondoniense totalmente público e de qualidade, como tem que ser;

2.    Acabar com o coleguismo leniente (“tudo para os amigos, nada para os inimigos”), aproveitando conhecimentos, experiências e competências trazidas pelos servidores ao Instituto, mediante o concurso público ou a contratação, no caso de professores substitutos, na hora do preenchimento de cargos ou funções gratificadas;

3.    Eleger o Ouvidor do IFRO, para que tenha um trabalho mais isento, particularmente em relação ao Reitor, já que hoje é este quem o escolhe, preferencialmente, dentre os servidores ocupantes de cargo efetivo do Instituto;

4.    Promover a revisão das resoluções e demais normas concernentes aos cursos ofertados pelo IFRO, especialmente daqueles que necessitam de intervenção para melhorar os índices de permanência e êxito, visando reestabelecer cargas horárias de disciplinas específicas, indispensáveis à boa formação dos atuais e dos futuros alunos do Instituto;

5.    Estender aos estudantes dos cursos de nível médio do IFRO, a verticalização que hoje possibilita ao docente uma atuação nos diferentes níveis e modalidades abarcados pela instituição, para corrigir a distorção existente hoje que prejudica o ingresso dos mesmos aos cursos superiores ofertados pela instituição;

6.    Estabelecer diretrizes prioritárias para a pesquisa e inovação, estimular a cooperação entre servidores mais experientes e menos experientes, por grupo de pesquisa, para formar uma rede capilar que amplie a execução de projetos de iniciação científica e TCC, de modo a aumentar a produção científica do Instituto;

7.    Fazer com que a Pró-Reitoria de Extensão efetivamente promova e apoie o desenvolvimento de ações de integração entre o Instituto, empresas e comunidade, especialmente nas áreas de acompanhamento ao egresso e estágio, focando nos resultados, para incentivar o que deu certo e corrigir o que deu errado;

8.    Democratizar o acesso a bolsas em projetos de pesquisa e inovação, extensão e ensino, fazendo com que as respectivas Pró-Reitorias se organizem e lancem editais específicos para este fim, para possibilitar a seleção de bolsistas por meio de ampla concorrência;

9.    Tornar o NAPNE e o Setor Pedagógico responsáveis por emitir relatório individual para cada discente atendido e por identificar barreiras externas ao desenvolvimento do processo escolar na sala de aula;

10. Trocar todos os pró-reitores e cargos equivalentes na Reitoria da atual gestão. Nenhum conselho vai tirar prerrogativas legais do Reitor, seja ele Pro Tempore ou não, comigo à frente do IFRO. Nenhum! Uma caneta nomeou, a outra, em meu poder, vai exonerar. O interesse público prevalecerá!

 

DR. RENATO FERNANDO MENEGAZZO

Candidato a Reitor Pro Tempore

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